sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Breve tratado sobre Rafael

Ele é divertido, inteligente e adora provocar os entrevistados do CQC, com perguntas de duplo sentido. Mas, quando o assunto é música, Rafael Cortez assume uma postura bastante séria.
O humorista, que lançará em maio um disco instrumental clássico, apresentou o trabalho a algumas gravadoras, mas se irritou com as propostas. “Todas elas queriam que eu produzisse um álbum engraçado, com a mesma pegada do programa. Sei que é a regra do jogo, mas vou prostituir minha música. Além do mais, sou ético e pego carona no sucesso do CQC”, diz Cortez que é violonista há 15 anos.
A solução foi seguir o exemplo do grupo americano de hip hop Public Enemy e do cantor Lobão, que apostaram todas as fichas na internet, faturando alto com a venda de downloads. “Vou bancar esse disco erudito sozinho e trilhar o mesmo caminho desses caras. Pedi a ajuda da Band, emissora da qual sou contratado, apenas para distribuição. Mas, não sei se vai rolar”…
Nas últimas semanas, o homem de preto tem usado as horas de folga para remasterizar algumas músicas e gravar outras inéditas.
Assim que o disco ficar pronto, ele quer eleger 15 fãs que o apoiam desde o início de sua carreira, para gerenciarem as vendas através da web. “As comunidades do orkut e meu fã-clube têm sido meus grandes aliados. Nada mais justo que eles possam participar desse projeto e ainda obter uma porcentagem”.
Bem, não digo que sou fã de Rafael Cortez, pois acho essa palavra forte demais pra declarar por alguém que nem responde com reciprocidade meus sentimentos... Fã, de fanatismo, sinceramente... Deixo esse mérito aos meus pais e a Deus.
Mas, não sei como chamar esse sentimento adolescente que me liga ao Cortez, ele é muito interessante, com todo o respeito a mim mesma. Sei lá, é algo que transcende o descritível. Não consigo explicar, por mais que tente. Vou detalhar isso nos próximos capítulos de "Paixão Platônica"...
A novidade é que em seu "Breve tratado sobre Maria Bethânia", mais uma vez ele me encantou. E eu, me rendo. Por meio dessa situação, acabo de conhecer uma linda canção, muito inspiradora. E esta é a razão desse post, que intrínsecamente me surpreende com mais uma característica em comum entre nós dois...
"Desfolhar a rosa do viver
Sem temer a ponta dos espinhos
E oferecer a vida nas canções de amor
Lágrimas na luz do refletor
A minha vida
É um romance glorioso
Escrito com as tintas da paixão
Cada verso meu
Cada canção
É amor, é amor
A cada folha desse livro original
Fica mais rico o enredo
Tudo o que eu canto é real
Esse o meu segredo
E um conselho eu dou
A quem quiser merecer
Vencer na vida é amar
Cantar a vida é viver"
Maria Bethânia

Um comentário: