segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

52 dicas para 2010

Outro dia, li no blog da Gladis, no Linked in algumas dicas muito interessantes para as 52 segundas feiras de 2010 e repasso na integra.

Algumas ja acrescentei no meu plano pessoal. Comente suas expectativas.

2010 terá 52 segundas-feiras, daí o título desta receita para termos um ano novo mais legal, produtivo, light e muito, muito feliz!

Por que segunda-feira? Ora, porque todos os nossos planos têm início na segunda. É um tal de começar regime, parar de fumar, se inscrever na academia, resolver um problema. Tudo é deixado para o começo da semana, então po isso as segundas de 2010 e acho que deveriamos tentar cumprir pelo menos algumas das tarefas aqui listadas.

Algumas são fáceis e divertidas – outras nem tanto, o importante é tentar fazer. No final do ano, a gente faz um balanço: meta x realizado e vamos ver no que dá! Que tal planejar para este ano:

1- Organizar seus documentos.

2- Jogar fora contas antigas e papéis que não têm mais valor.

3- Dar uma limpada nos arquivos do computador – e no arquivo de documentos também. Pegue um saco plástico daqueles grandes e jogue fora toda a papelada velha.

4- Trocar seu computador pessoal. Existem opções muito baratas no mercado, não dá mais para ficar com aquele cheio de vírus e completamente desatualizado.

5- Ligar para seus amigos antigos da faculdade, da pós, mestrado ou do curso de inglês, pelo menos 1 vez por mes para um deles, só para falar um oi!

6- Marcar um almoço ou happy hour com aquele amigo que você adora e nunca tem tempo de conversar.

7- Fazer o check-up médico (completo) e visitar o dentista.

8- Trocar seu carro! A melhor marca de carro é o zero! Você merece! Dizem que o perfume que os homens consideram mais sexy é o cheiro de carro novo…vai entender estes meninos! (Esse eu mudaria pra andar mais vezes a pé e de Byke!!!- rs)

9- Participar de uma reunião do condomínio: depois não reclame dos aumentos discutidos nas assembléias.

10- Praticar esporte.

11- Iniciar uma dieta mais saudável.

12- Encerrar a conta naquele banco que você nunca usa – e paga tarifa.

13- Visitar aquele parente que mora longe e que você vive prometendo ir um dia.

14- Fazer um corte de cabelo diferente, qualé, este corte que você usa provavelmente está fora de moda há anos.

15- Trocar algumas peças de seu guarda-roupa – e doá-las a alguém, não se esqueça. Não precisamos ser escravos da moda, mas decididamente tem coisa que não é “vintage”, é brega mesmo… não dá!

16- Pintar uma parede da casa com uma cor vibrante – consulte um decorador ou um “expert” no assunto, se tiver dúvida.

17- Fazer aquela viagem que você planeja há anos.

18- Terminar o curso de Inglês. Please, saia do padrão “The book is on the table”, definitivamente. Pelo menos diga: “The notebook is on the table!”

19- Fazer uma viagem internacional – pode ser para estudar inglês, fazer um curso, visitar uma cidade interessante, qualquer coisa.

20- Fazer massagem, pode ser shiatsu, terapêutica, relaxante… dê este carinho a seu corpo regularmente. Ele merece.

21- Fazer terapia. Tem coisa que não dá para resolver sozinho. É preciso ter ajuda profissional e neutra. Os amigos até tentam ajudar…mas…

22- Atualizar sua lista de contatos e seu arquivo de cartões. Já percebeu que você tem 4 cartões de visita diferentes do mesmo amigo? Responda rápido: em qual empresa ele está atualmente?

23- Faça novos amigos. Passar os mesmos telefones de uma agenda para outra todo ano não tem graça nenhuma.

24- Atualizar seu perfil nas redes sociais. 25- Se não tem um, criar um imediatamente e associar-se a grupos de seu interesse.

26- Assinar uma newsletter ligada à sua atividade profissional ou pessoal. Por outro lado, se assinar várias e não ler, cancele.

27- Conhecer novos lugares para almoçar – chega do velho e bom “kilinho” ou aquele “self service”. Há tantas opções!

28- Almoçar com pessoas diferentes. Alternar a turma do almoço com pessoas de outros departamentos ou empresas.

29- Reforçar seu networking. Isto não deve ser feito só quando a gente está desempregado.

30- Reservar algumas horas da semana só para você – sem compromisso nenhum. Permita-se não fazer nada. Tenha uma ou duas noites livres, só para você, pelo amor de Deus.

31- Se você só vê os filmes na TV a cabo, está perdendo as emoções do escurinho do cinema: pipoca, refrigerante e uns beijinhos são tudo de bom! Vá ver peças de teatro, musicais. São fascinantes!

32- Deletar as correntes de felicidade enviadas pela internet: são um desperdício de tempo e sinceramente não acho que vão piorar nossa vida (mais do que já está) se não forem passadas adiante….faça isto, sem culpa. Sabe aquela mulher que interrompeu a corrente e perdeu tudo lá na Austrália? Esqueça, é lenda urbana! Abrir arquivos pps enviados pelos amigos é o fim da picada e se ainda tiver aquele som de passarinho no fundo, cheio de animações, que rolam, aparecem, pulam, aí não tem mais jeito mesmo. É coisa de demissão com justa causa. Tanto para quem manda quanto para quem recebe!

33- Criar um sistema para gerenciar melhor seu tempo – por exemplo, ler e-mails só depois do almoço, marcar reuniões no início ou final da tarde para economizar tempo. Tentar participar ou agendar menos reuniões – usar mais o telefone ou envolver mais pessoas para não ter que repetir os mesmos assuntos.

34-Ir para a reunião com a lição de casa feita. Se não for designada uma, pergunte o que deve ser preparado para tornar a reunião mais efetiva.

35- Realizar mais ações de cidadania: no trânsito, no condomínio, no trabalho – recicle seu lixo, seja respeitoso com pedestres e motociclistas, só jogue lixo no lixo, faça trabalho voluntário, estas coisas.

36-Ler mais ficção – não “ficção científica”, mas pode ser também, falo de romances, livros não-técnicos, coisas leves, divertidas, “viaje” mais na imaginação, conheça autores interessantes. Chega de autobiografias, livros de história, guerra, astronomia, computação, finanças ou eletrônica. Eca! Quem aguenta?

37- Livros de auto-ajuda ajudam mais o autor do que os leitores. Às vezes são tão óbvios e simplistas – minha humilde opinião. É um tal de “você tem que descobrir seu eu interior enquanto pessoa humana”. Ah, você sabe o que precisa ser feito. E não vá culpar seu anjo da guarda se você não fez o dever de casa. E tem mais: você só vai caminhar em cima de brasa quente se você tiver fugindo de um bandido!

38- Conviver mais com sua familia – alocar mais tempo para ver seus parentes, saber o que andam fazendo, o que tem acontecido na familia – e com os agregados.

39- E pelo amor de Deus, cuide da sua saúde! Tem empresa que está no mercado há mais de 100 anos, os funcionários não duram tanto.

40- Organizar uma festa – chamar seus amigos, seus vizinhos mais legais, gente diferente. É muito divertido. Colocar o papo em dia com todo mundo de uma vez só. Peça para cada um trazer uma coisa, assim não fica caro.

41- Guardar mais dinheiro. Ser mais cuidadoso com as finanças pessoais.

42- Com relação ao ítem anterior, um lembrete: amigos e parentes de um lado e negócios do outro. A mistura às vezes gera um estresse danado.

43- Usar mais a internet para fazer seus pagamentos. A web realmente é uma ferramenta poderosa e gera uma economia de tempo incrível.

44- Mudar de casa.

45- Mudar de trabalho.

46- Mudar de parceiro.

47- Os três últimos não podem ser feitos ao mesmo tempo, ou você vai pirar e dependem de análise cuidadosa e detalhada do custo/benefício e com a ajuda de profissionais especializados. Não tente fazer sozinho ou você pode se queimar!

48- Ter um hobby: cantar, tocar um instrumento, colecionar selos, fazer aeromodelismo, pintar ou restaurar móveis, cozinhar, escrever.

49- Mudar de corretor, cabeleleiro, oficina, provedor de internet, concessionária, banco, padaria ou qualquer fornecedor que não esteja oferecendo “aquele” nível de serviço dos primeiros tempos.

50- Conviver mais com a natureza, visitar parques, ir à a praia, nadar, caminhar mais, tomar sol.

51- Gritar, espernear, desabafar! Chega de andar com o sapo atravessado na garganta. Exija seus direitos. Se tiver com a razão, pronuncie-se!

52-Agora, seja realista, escolha apenas alguns ítens desta lista, só os que realmente precisam ser feitos, não dá para fazer tudo. Podem ser 2, 5, 10 ou 20, mas faça um plano para realizá-los e vá à luta! Boa sorte!

Um comentário:

  1. Adorei isso... estou precisando fazer muitas dessas coisas aí... tenho certeza que minha vida vai melhorar e muito... =]
    Beijo

    ResponderExcluir